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Como desenvolver um briefing perfeito

Um briefing nada mais é do que um resumo e documento que indica a criação de qualquer projeto que a agência tenha que produzir. Somente quando todas as informações estiverem anotadas é que os envolvidos poderão estar alinhados com o desenvolvimento do projeto. Se você que aprender sobre como criar um briefing perfeito, continue lendo!

Todo projeto dentro de uma agência precisa de um briefing, alguns deles são  mais direcionados para a  criação, conteúdo, programa, mídia, produção, etc.  O briefing é o documento principal que deve conter a ideia original. Portanto, deve ser claro, detalhado e objetivo. Para alcançar ótimos resultados, você precisa seguir alguns passos importantes para criar seu briefing.

Qual é o significado de briefing?

A palavra briefing não possui uma tradução específica por ser uma palavra que é utilizada em sua forma original até mesmo em português. No entanto, podemos considerar o verbo inglês To Brief, que significa resumir.

Então um briefing é um resumo, um conjunto de ações e estratégias passadas para um grupo de pessoas a fim de resolver um determinado problema. Os briefings são um elemento essencial do planejamento!

Como fazer um briefing completo do zero

Agora que você já sabe o que é um briefing, vou detalhar todos os itens que serão fundamentais para o sucesso do seu briefing. Esses projetos devem ser profundamente estudados e praticados para melhor concluí-los. Esses itens são:

1 – Histórico da Empresa

Por exemplo, ao conduzir um resumo de planejamento inicial, é importante fornecer informações relevantes sobre a empresa. Como:

  • Há quanto tempo a empresa está listada;
  • Principais áreas de atuação;
  • Principais serviços e diferenciais;
  • Fundamentos dos sócios;
  • Missão e valores da empresa;
  • Se já utilizou a área de comunicação nela.

2 – Público Alvo

Em cada briefing, é importante identificar os segmentos de consumidores que compartilham características comuns identificadas pela empresa no mercado e para os quais a empresa direciona sua estratégia de comunicação. Também pode ser chamado de target. Sua definição começa com segmentos de mercado como:

  • Idade.
  • Sexo.
  • Formação educacional.
  • Poder aquisitivo.
  • Classe social.
  • Localização.
  • Hábitos de consumo
  • Pesquisa de mercado e referências

3 – Pesquisa de Mercado e Referências

Uma das grandes dicas de como elaborar o briefimg perfeito é não coletar informações de consumidores, concorrentes ou fornecedores para orientar uma decisão ou resolver um problema.

A pesquisa de mercado é projetada para orientar as estratégias que um empreendedor irá anunciar. No entanto, a informação por si só não leva à tomada de decisões ou ao sucesso empresarial: é preciso escolher linhas de ação que ajudem a identificar problemas e oportunidades e apontar possíveis riscos.

Peça feedback e sugestões da equipe de vendas e representantes para obter detalhes. São eles que estão mais próximos do consumidor final e que podem te ajudar.

4 – Concorrência: direta ou indireta

A competição é composta por todas as empresas que, direta ou indiretamente, atendam às mesmas e/ou similares necessidades do mesmo público-alvo que o seu. Para ser considerada concorrente direta, uma empresa precisa oferecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades para as quais seu produto ou serviço foi projetado para satisfazer; por outro lado, a concorrência indireta só pode ser um produto ou serviço
Semelhante ao seu.

5 – Benchmarketing: Marcas e Empresas Inspiradoras

Este é um processo de pesquisa competitiva que fornece uma análise aprofundada das melhores práticas utilizadas por empresas do mesmo setor ou de setores diferentes do seu e que podem ser replicadas em seus negócios.

Seus benefícios incluem custos reduzidos, aumento da produtividade e aumento das margens de lucro.

6 – Informações Estratégicas

Sistemas de Informações Estratégicas (SIE) é o processo de retirar dados do ambiente de negócios, transformá-los em informações e interagir com as informações dentro da empresa para consolidar estruturas de decisões estratégicas que suportem o direcionamento dos resultados da empresa.

São pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que a empresa pode enfrentar, canais de venda, estratégias de lançamento e todos os detalhes fornecidos para uma determinada campanha e/ou ação.

7 – Detalhes da Comunicação

Como o nome sugere, são os dados de comunicação de cada empresa, evento e/ou ação. Quais são as frentes e iniciativas de comunicação utilizadas pela empresa por exemplo, cartões de visita, folders, outdoors, redes sociais, digital. Algo bem detalhado e específico para ajudá-la a entender a especificidade do que ela faz e/ou pretende fazer.

8 – Objetivos:

O termo meta refere-se ao que você deseja alcançar. Nesse sentido, é sinônimo de “alvo definido no alvo”. A definição clara de objetivos é extremamente importante em diversas áreas da ação humana, e orienta as ações dos indivíduos.

A chave para definir metas e objetivos ao escrever um resumo é saber para onde você quer ir. Também temos que analisar onde não queremos ir e então evitar esses caminhos. É necessário pensar no que conseguimos, o que devemos ou não fazer, o que especificamente você deseja.

9- Orçamento

É um orçamento que pode ser utilizado para planejar e calcular o valor das receitas, despesas e investimentos de uma empresa para atividades e/ou ações específicas em um período de tempo futuro.

10 – Prazos e horários

Um cronograma é usado para detalhar o fluxo e as tarefas de um projeto, bem como os prazos de execução e conclusão.

É um conjunto de processos necessários para garantir o tempo que será investido na execução de uma obra ou projeto para que seja entregue no prazo. É utilizado para auxiliar no gerenciamento e controle desta obra, permitindo uma rápida visualização de seu andamento.

Todas as tarefas têm uma data de vencimento, que é usada para indicar a data em que a tarefa será executada e concluída. O cliente deve estar sempre informado sobre suas expectativas em relação a prazos, entregas e cronogramas da agência.

Finalizando o briefing

Por fim, mas não menos importante, tem um claro alinhamento com as expectativas do cliente: o que ele espera da agência, do trabalho e dos resultados, para que cada um dê o seu melhor para atingir seus objetivos.

O briefing é, portanto, uma ferramenta indispensável para alcançar termos claros e um resultado satisfatório do projeto. Economize tempo durante todo o processo.

O briefing não é uma receita, você pode excluir ou incluir tópicos que acha importante. Afinal, cada um sabe a melhor forma de passar o objetivo da campanha ou marca para sua equipe. Os briefings de planejamento, normalmente incluem uma grande quantidade de informações. Com o tempo, os briefings vão diminuindo, mas é sempre importante ter em mente os tópicos acima para manter a excelência de entregas e conformidade de expectativas.

Se você gostou desse texto, compartilhe com os seus colegas de profissão e espalhe essa consciência sobre a importância de como fazer um briefing perfeito. Até mais!

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