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Persona: o que é e como desenvolver para sua empresa

O que é persona?

Persona é um personagem fictício, que representa o seu cliente, baseados em seus comportamentos e características. Leva, também, em consideração seus objetivos de vida, motivações, desafios e preocupações do dia a dia, e a sua história de vida. É importante que a persona seja desenhada a partir de dados reais dos seus clientes.  A persona também é conhecida como buyer persona ou avatar.

Para um construção da persona, é de extrema importância o contato com o seu publico-alvo, dessa forma conseguirá definir padrões de comportamento e características, e assim, defini-lá.

Com a persona em mãos, ela irá orientar as estratégias de marketing, sendo assim você e sua empresa criar conteúdos específicos e segmentados. Além de saber em quais redes sociais atuar e definir o período de cada campanha publicitária, por exemplo.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Esses dois termos geram muito confusão. Então vamos la, o primeiro ponto que você precisa saber que esses conceitos não  são a mesma coisa!

Queremos te mostrar na pratica o que significa cada termo. Emanuel tem uma empresa que roupas masculinas, ele tem como o seu:

  • Público-alvo: Homens de 24 a 30 anos, solteiros, graduado, com renda média mensal de R$ 3.500.

  • Persona: Pedro tem 26 anos, recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Sai todos os finais de semana com os amigos  e está buscando um loja que o tenha as roupas que são tendencia.

Entendeu a diferença? Esperamos que sim! 🙂

Resumidamente, o público-alvo e a forma mais abrangente do consumidor, enquanto a persona , como falamos anteriormente, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

Por que desenvolver uma persona?

O grande segredo esta no processo de criação, porque através do processo, que você descobrirá com detalhes as características e comportamentos a sua persona, e através disso, você e sua empresa será capaz de desenvolver estratégias de marketing acertavas.

Você saberá a forma de falar com seu cliente ideal, qual o melhor horário, como direcionar melhor o posicionamento da sua marca, entre outros.

Sem uma persona definida, é possível que sua estratégia se perca e tenho-a resultados baixíssimos.

Vantagens para o marketing da sua empresa

Queremos pontuar algumas vantagens que  do desenvolvimento da persona trará para o marketing do seu negocio:

  • Norteia qual o tipo de conteúdo que você precisa produzir;
  • Define qual o melhor o tom de voz e o estilo de seu conteúdo usar;
  • Ajudar a estruturar suas estratégias de marketing;
  • Entende onde a persona busca suas informações e como ela quer consumi-las.

Questões que ajudam a desenvolver sua persona

Agora que você já sabe o que é a persona, quais suas vantagens para o marketing do seu negócio. Vamos te orientar quais perguntas fazer para a sua base de clientes e dessa forma definir o perfil comportamental de sua persona:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Quantos anos ele tem?
  • Onde ele mora?
  • Qual seu nível de estudo?
  • Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu segmento?
  • Que tipo de conteúdos ele consome e em quais veículos?
  • Quais são as atividades ele realiza no seu dia a dia, tanto pessoal quanto profissionalmente?
  • Quais seus desafios e obstáculos na vida profissional e pessoal?
  • Quais são seus objetivos na vida profissional e pessoal?
  • Quem influencia suas decisões?

Criar e montar uma persona, ou várias personas, pode, a princípio, ser uma tarefa difícil e pouco efetiva. Mas sabendo as perguntas certas, essa etapa fica mais simples do que se imagina. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Resumindo: você precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço busca na área de atuação de sua empresa. Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, como os problemas relacionados ao seu setor que ela enfrenta no dia a dia.

Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.

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